CARREGANDO

Digite para pesquisar

Bem Estar

Home Office: Tudo que você precisa saber para melhorar sua produtividade

Share

Desde o início da quarentena muito se fala sobre Home Office. Como funciona, o que fazer para se adaptar, que aplicativos usar e como aumentar a produtividade em casa.

Parece muito simples. Afinal, a ideia basicamente é: Transformar o seu cérebro para que ele pense e foque da mesma forma que ele faria se você estivesse no escritório, na faculdade ou até no curso ou na biblioteca. Mas, vamos ser sinceros, não é assim tão fácil.

Ainda que não exista uma fórmula mágica, algumas dicas podem ser criadas para te ajudar a organizar o seu dia a dia e fazer com que o home office se torne um grande aliado e não mais um problema nesse momento de tensão.

Home Office
Foto: Reprodução/ Instagram @laura_noltemeyer

Home Office: As dicas necessárias para você transformá-lo em seu melhor amigo

Antes de tudo, vale ressaltar que se adaptar ao home office pode ser uma tarefa que leve algum tempo. Por isso, não se frustre caso nas primeiras semanas você ainda esteja sofrendo um pouco com horários, nova rotina e ferramentas.

Estamos na terceira semana de quarentena e muitas pessoas ainda estão se descobrindo nessa modalidade de trabalho. É normal! Não se cobre tanto e entenda que é um processo natural passar por algumas dificuldades.

Demorei um ano para chegar à rotina que eu tenho normalmente e, quando começou a quarentena ela mudou completamente e estou sendo obrigada a me readaptar. 

Como você pensaria e agiria se estivesse em seu local de trabalho?

O primeiro passo para transformar o home office em seu melhor amigo é entender que: da mesma forma que você pensaria em seu escritório. Você é acostumada a comer na frente do computador em seu trabalho? Se sim, faça-o em casa, se não… Talvez essa seja uma má ideia.

Crie uma rotina

Parece tentador acordar na hora que quiser e depois compensar trabalhando até mais tarde, não é? Bom, isso pode ser uma grande vantagem do home office, mas ainda assim isso pode ser seu maior inimigo.

Uma rotina te ajudará a manter focado, saber horários e inclusive ter descansos! Se você acorda 11:40, provavelmente irá almoçar 16:00. Que horas você irá parar para se levantar, tomar um café e até bater um papo em vídeo com seus amigos? 

Além disso, criar uma rotina fará com que você já acorde se preparando para o trabalho. Por isso, tomar banho, café da manhã e manter os seus rituais diários são imprescindíveis para que trabalhar em casa se torne natural.

Foto: Reprodução/ Instagram @emilisindlev

Estabeleça metas

Um dos grandes problemas do home office é a procrastinação, concorda? Porque fazer aquele trabalho chato agora se eu posso assistir o novo episódio de La Casa de Papel? Pois é, o ideal é que você esqueça isso.

Minha dica pessoal é: Antes de começar o dia escreva em um papel tudo que você precisa fazer, mesmo que seja uma coisa mínima do tipo “pagar a conta de água”. Tarefa cumprida? Risca da lista. 

Pode parecer algo simples, mas faz toda a diferença na produtividade. A cada nova tarefa riscada, é um pequeno sentimento de satisfação e de vitória. Isso irá te motivar a continuar, até porque se chegar as 18:00 e você ainda tiver 5 tópicos para fazer, você se arrependerá disso mais tarde.

Uma agenda te ajudará a organizar melhor esses afazeres, mas caso você não tenha, um pedaço de papel do lado da mesa do computador já será o suficiente!

Tenha um ambiente para o home office

Sabe aquelas pessoas que falam que você pode trabalhar na rede, na cama, no sofá, em qualquer lugar? Então, elas estão certas. Mas isso não significa que você irá produzir de forma igual em todos esses lugares.

Imagine-se deitada na cama com o notebook no colo, seu corpo irá desejar relaxar e ficar tranquila ou focar em seu projeto? O ideal é que você escolha algum lugar para trabalhar, e ficar lá todos os dias.

Com o tempo você começará a interpretar o fato de sentar na cadeira específica X com o fato de trabalhar, o que irá melhorar seu desempenho.

Home Office mesa
Foto: Reprodução/ Instagram @pernilleteisbaek

Vista-se para o home office

Essa dica é a mais fácil, provavelmente, mas infelizmente é a mais difícil de cumprir. Quando você está em casa tudo que dá vontade de vestir é pijamas, eu concordo, mas estudos comprovam que a sua roupa faz toda a diferença no seu psicológico. 

Um médico quando veste o avental automaticamente já fica mais cuidadoso e atento, isso pode ser explicado pelo estudo de Adam D. Galinsky, já falamos mais sobre ele por aqui!

Por isso, ainda que você não coloque uma calça jeans e um blazer, o ideal é minimamente um short e uma camisa, uma roupa que você usaria para sair de casa.

Tenha momentos de descanso

Tirar momentos para descansar é essencial para que o home office funcione, acredite! Levante, se alongue um pouco e, se você quiser, até ligue para uma amiga para matar a saudade da voz dela. Isso fará toda a diferença.


Ficar horas sentada na frente do computador cansa, por isso, esses pequenos intervalos irão te ajudar a voltar ainda mais focada, relaxada e preparada para mais um tempo de foco. 

Home Office
Foto: Reprodução/ Instagram @thepouf

Evite ao máximo as redes sociais

O WhatsApp Web é uma ferramenta incrível, eu concordo. Mas pode ser o maior inimigo de sua produtividade. Ainda que você precise dele para se comunicar com sua chefe, ou até do Instagram para buscar notícias, evite ao máximo usar as redes.

Abrir a conversa do grupo da faculdade poderá te trazer uma notícia sobre a futura aula, ao mesmo tempo que poderá te engajar em uma nova polêmica do grupo e te fazer perder horas debatendo. Cuidado!

Coma e coma certo

Ruffles e coca cola podem ser um ótimo almoço para um domingo de ressaca, mas temos que admitir que a comida desempenha um grande papel em nosso humor e nossa produtividade. 

Como todos estão falando: Quarentena não é férias. Então o ideal é que você mantenha sua rotina alimentar do dia a dia (com as devidas fugidinhas da dieta, é claro!). 

Quando você se alimenta bem seu corpo corresponde melhor, além do fato de que se você desejar inovar em receitas a cada dia no horário do almoço, provavelmente irá passar horas na frente do fogão.

Confira também como fazer seu dinheiro durar durante a quarentena e 30 coisas para fazer em casa nessa fase!

Tags:
Larissa Trinchão

Designer de moda e jornalista! Uma verdadeira apaixonada por viagens, comidas, cultura pop e, claro, tudo isso acompanhado por um bom vinho!

  • 1

Você Também Pode Gostar de

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *