Praia, piscina, sol e areia é o que nos vem à mente quando pensamos em verão. E muita diversão também, é claro! Mas, por mais divertida que seja essa temporada, quem sofre com tudo isso são nossos cabelos, que acabam perdendo muitas proteínas, ficando ressecados.  Por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a manter os fios muito bem protegidos nos dias mais quentes do ano!

1. Corte as pontas!
Antes de aproveitar o verão, uma dica ótima é eliminar as pontas duplas e ressecadas que já existem, isso evita que elas se abram ainda mais e os fios não quebrem.

2. A água fria será sua melhor amiga!
E não só para refrescar! Sempre lave o cabelo na água fria, pois a água quente pode descamar, sensibilizar o couro cabeludo e até aumentar a oleosidade. Evite, também, usar o secador sempre que puder (e se usar, se possível, no vento frio) e não prender o cabelo molhado/úmido é essencial para evitar a quebra dos fios e a opacidade.

3. Consuma antioxidantes
Os antioxidantes tem o poder de proteger a estrutura do cabelo e combater os radicais livres no corpo. Estes que são produzidos naturalmente pelo organismo e reagem com componentes do próprio corpo, podendo causar diversos danos à saúde. Assim, o consumo de antioxidantes (oral ou tópico) vão te ajudam, principalmente no verão! Alguns exemplos são: sementes de uva, laranja, kiwi, nozes e cremes com vitamina C e pomegranate.

4. Hidratações semanais
Adote o habito de hidratar os cabelos com freqüência (ao menos uma vez na semana). Apesar da umidade do ar no verão, os fios tendem a ficar muito mais secos. Procure produtos nutritivos que irão selar as cutículas e prevenir danos. Para cabelos tingidos ou descoloridos, o uso de ampolas de hidratação intensiva e óleos finalizadores dão um bom resultado, nutrem e diminuem o frizz.

5. Blinde os fios
Antes de entrar no mar ou na piscina, o ideal é usar um leave-in -que pode ser definido como um creme sem enxágue- com proteção solar. Ele ‘’encapa’’ o fio e o protege dos agentes do verão. E, quando sair do mar ou piscina, enxague o cabelo com agua doce, corrente e fria e reaplique o produto. Dica: se o seu cabelo for fino, opte por um leave-in em spray, pois são mais leves do que os cremes.

Quer saber mais dicas de beleza? Corre para conferir o guia de maquiagem definitivo para quem tem pápebras gordinhas!

Share: